MOBIFILM 2018

3º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança de Trânsito

 

REGULAMENTO

 

 

1. SOBRE O EVENTO

 

Descrição e Objetivos

MOBIFILM – 3º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança de Trânsito é um evento dedicado à exibição de filmes, vídeos e programas de TV brasileiros sobre os temas de mobilidade urbana e violência no trânsito.

O objetivo do MOBIFILM é incentivar e divulgar a produção audiovisual ligada ao assunto, promover reflexão, gerar debate, inspirar ideias e melhorar a consciência do país sobre os graves problemas afeitos a esses temas.

Locais e Datas

O Evento, gratuito, acontecerá em São Paulo, no UNIBES CULTURAL, nos dias 30 de novembro de 2018 e 01 de Dezembro de 2018. No dia 30 de Novembro haverá uma Roda de Conversa com o tema A mudança de Paradigma da Mobilidade.

 

2. INSCRIÇÃO, ADMISSÃO E SELEÇÃO DE FILMES

 

Condições Gerais

Serão admitidos para inscrição no MOBIFILM filmes de produção ou coprodução brasileira, sem restrições de data de realização, desde que não inscritos no MOBIFILM 2016 e 2017, nos gêneros de documentário ou ficção.

Serão admitidos filmes captados e editados em qualquer formato, com duração mínima de 30 segundos e duração máxima de 52 minutos.

Cada realizador (diretor da obra) ou companhia produtora pode inscrever até 4 títulos para seleção. Em caso de séries, pede-se a inscrição de apenas um episódio.

Não há exigência de condição inédita. (A obra pode ter sido exibida em festivais, TV aberta ou fechada e canais de internet.)

Processo e Prazo de Inscrição

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site MOBIFILM até 08 de novembro de 2018, data limite para o envio eletrônico da Ficha de Inscrição.

Para um filme ser inscrito, deve ser postado em uma Rede Social (Youtube, Vimeo, etc.) Os filmes devem ser enviados até a mesma data limite, através de Link de Acesso, informado em campo específico da Ficha de Inscrição, juntamente com a senha de liberação, caso seja necessária.

Não serão aceitos links de sites de transferência de arquivos, como WeTransfer, Dropbox, SendSpace etc.

Inscrições e/ou filmes recebidos após a data limite não serão consideradas para seleção, independente de quaisquer motivos e justificativas.

Eventuais custos relativos ao processo de inscrição são de responsabilidade exclusiva do participante.

Para inscrever um filme no evento é necessário o preenchimento da ficha de inscrição, cujo acesso está no fim deste regulamento.

Todo filme inscrito deverá enviar uma breve sinopse (máximo 5 linhas), créditos (ficha técnica) e 2 fotografias de divulgação da obra, em boa resolução.

Critérios de Seleção

Todos os filmes inscritos e enviados serão avaliados por uma equipe de curadores responsável pela seleção dos títulos a serem exibidos no Evento.

A qualidade da obra, considerada em seus aspectos formais e de conteúdo, e sua pertinência em relação aos temas propostos serão os critérios de avaliação utilizados pelos curadores.

A organização do Evento reserva-se o direito de convidar filmes para exibição.

A divulgação dos filmes selecionados para o Evento ocorrerá até dia 12 de Novembro 2018.

As decisões da organização e da equipe de curadores são soberanas e inquestionáveis.

 

3. PARTICIPAÇÃO DOS FILMES NA MOSTRA

 

No ato da inscrição, o participante deve informar a categoria em que sua obra se enquadra. Só é possível definir uma categoria de participação para cada título. Porém haverá um prêmio especial do júri para filmes que versem sobre o universo feminino.

Não haverá distinção entre temas de mobilidade urbana e segurança viária.

 

Caso um filme seja selecionado, será solicitado um arquivo ou cópia digital considerado adequado para exibição. O prazo para envio da cópia é de 7 dias após a divulgação dos filmes selecionados para o Festival.

 

Premiação

Todos os títulos selecionados para exibição no Festival, nas 10 categorias, serão assistidos e avaliados por um Júri Oficial, composto por especialistas nas áreas de audiovisual, mobilidade e segurança de trânsito.

A seu próprio critério, o Júri elegerá o filme de maior destaque em cada categoria.

Todos os filmes classificados para o festival receberão do tembici. Uma assinatura anual para uso do Bike itaú.

O vencedor de cada categoria receberá um certificado e um troféu.

O vencedor da categoria Vídeo-Mulher receberá um prêmio composto de passagem e hospedagem, oferecido pelo ITDP de participação no evento  Mobilize Fortaleza.

O Vencedor Geral do Festival receberá o prêmio de dois dias de hospedagem no hotel Estalagem Camburi

 

Categorias de Inscrição.

 

As categorias de inscrição combinam os critérios de duração, tema e modo de produção. São dez categorias:

1. Produção independente/curta-metragem/mobilidade: Vídeos produzidos por Produtoras, ONGs e/ou pessoas, com padrão profissional, com até 20 minutos de duração.

2. Produção independente/curta-metragem/ciclismo. Vídeos produzidos por Produtoras, ONGs e/ou pessoas, com padrão profissional, com até 26 minutos de duração.

3. Produção independente/curta-metragem/segurança de trânsito. Vídeos produzidos por Produtoras, ONGs e/ou pessoas, com padrão profissional, com até 20 minutos de duração.

4. Produção independente/longa metragem/todos temas. Vídeos produzidos por Produtoras, ONGs e/ou pessoas, com padrão profissional, com até 60 minutos de duração.

5. Estudantes: vídeos produzidos por estudantes do ensino fundamental, secundário e universitário.

6. Produção Institucional: Vídeos produzidos por entidades oficiais ligadas à área de Trânsito (DETRAN, CET, Ministérios, Campanhas oficiais, etc.).

7. TV/WebSéries: Programas de televisão, vídeos produzidos por emissoras de televisão, abertas ou por assinatura. Vídeos produzidos para veiculação em web. Duração máxima, 52 min.

8. Vídeo-cidadão/youtubers: vídeos produzidos por cidadãos, com imagens captadas por telefone celular ou equipamento de vídeo. Vídeos produzidos para canais de youtube. Duração máxima, 10 min.

9. Vídeo-mulher. Vídeos sobre a questão feminina frente aos problemas de mobilidade e violência de trânsito.

10. Animação: Vídeo de animação, em todos os formatos (2D, 3D, etc.)

Cessão de Direitos e Considerações Finais

O trabalho inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a ser exibido como parte integrante da programação do Festival MOBIFILM 2018.

O participante cede, automaticamente, à organização do Evento os direitos de transmissão de extratos dos filmes e vídeos selecionados para divulgação da programação do evento.

Os filmes vencedores nas 9 categorias ficam, desde já, liberados para exibição gratuita em mostras especiais ou transmissão em canais do Evento ou de seus patrocinadores por período indeterminado.

O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que é o detentor de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição no Evento.

Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

O MOBIFILM não oferece premiação em dinheiro.

Inscrição

MOBIFILM 2018 – 3º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança de Trânsito

 

In-Brasil Cultural

Rua Antônio Bicudo, 327 - Térreo. Pinheiros.

São Paulo - SP

CEP 05418-010

 

Informações e dúvidas:

contato@mobifilm.com.br

 

+ 5511 3064 9011

+5511  98404 8889