top of page

premiação e encerramento

17 de set | 19h
Entrada gratuita
Auditório Faculdade da Escola de  Sociologia e Política de São Paulo
Rua General Jardim, 522 Vila Buarque – SP 

apresentação
rita batata
Rita Batata é uma atriz e dramaturga reconhecida por suas atuações no cinema e no teatro. Destacou-se em filmes como NÃO POR ACASO de Philippe Barcinski e DE MENOR de Caru Alves de Souza, recebendo prêmios de Melhor Atriz em festivais nacionais e internacionais. No teatro, participou de peças como HOTEL MARIANA e KIWI conquistando o prêmio de Melhor Atriz no Prêmio SP De Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. Co-fundadora da RIMA Coletiva, também escreveu e dirigiu a peça "Tubarão Banguela". Seu mais recente filme AS ÓRFÃS DA RAINHA de Elza Cataldo, acaba de estrear nos cinemas.

ritaBatata 1.jpg

paraninfos
Conheça os responsáveis pela nomeação dos filmes premiados e dos respectivos vencedores de cada categoria

1 - Segurança Viária
Nilton Gurman – Movimentos Viva Vitão e Não foi acidente

Arquiteto,  um dos  idealizadores  do  movimento  NÃOFOIACIDENTE.

Desde  2011,  após  crime de  trânsito que ceifou  a  vida de  meu  sobrinho,  junto  com  outros  parentes  de  vítimas  desses  crimes  evitáveis, criamos  o Nfa, conseguimos  através  de Projeto  de Lei de iniciativa  popular  tornar  a  Lei  um pouco menos  permissivas e  através  de filmes, livros, palestras  temos  tentado mudar  o  paradigma  de  dar  mais  importância  ao  carro  do que  Às  pessoas. Nossa  luta  perde  o sentido  a  cada  vítima que   vira  estatística.

Nilton Gurman.jpg

2 - clima e mobilidade urbana
Bruno Assami – Diretor Unibes Cultural

Bruno Assami, Empreendedor Social especializado em estratégias organizacionais no Terceiro Setor ao construir novos modelos de organizações.

 

Dentre as organizações que liderou de forma transformadora destaca-se a Unibes Cultural (polo cultural da Economia Criativa e da Causas Sociais). Além dela atuou nas estruturações de mudança e de implantação do MASP, Instituto Tomie Ohtake, Itaú Cultural e de outros importantes polos culturais do país. Atua como membro de diversos Conselhos tanto setoriais como de distintas causas sociais, no que mostra a pluralidade de atuação setorial como : Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Hospital do Câncer de Barretos , ABRAPS - Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, MIDIATIVA - Centro Brasileiro de Mídia para Criança , Virada Sustentável, ILC Brazil – Centro Internacional de Longevidade, Aging 2.0 - Aceleradora para inovação e oportunidades do envelhecimento, Instituto ADUS para refugiados. Participa no desenvolvimento setorial das Artes como Conselheiro de organizações como MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro; ICCo – Instituto de Arte Contemporânea dentre outros. Atualmente faz parte do Board de Inovação do Grupo BMI, uma das maiores consultorias de estruturação organizacional do país. 

bruno assami.jpg

3 - Transporte de carga

Luna Zarattini – Vereadora SP

Luna Zarattini é cientista social pela Universidade de São Paulo (USP), advogada e bacharela em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É militante feminista, filiada há mais de 12 anos ao Partido dos Trabalhadores (PT) e atua, desde 2018, no Cursinho Popular Elza Soares, um projeto de educação popular voltado para estudantes de escolas públicas da periferia de São Paulo.

Iniciou sua trajetória política no grêmio estudantil durante o ensino médio. Na universidade, participou ativamente do movimento estudantil, foi coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Livre da USP “Alexandre Vannucchi Leme” e diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi eleita a Conselheira Participativa Municipal mais jovem da cidade, durante a gestão do prefeito Fernando Haddad.

Hoje, Luna é vereadora eleita pelo PT em São Paulo, com 17.296 votos. É a mais jovem e a única mulher da bancada do PT na Câmara Municipal de São Paulo nesta legislatura.

luna zarattini.jpg

4- transporte público 

Luiza Andrada e Silva – IVM – Instituto Cidade Móvel (Ville Mobile)

Jornalista e educadora. Diretora-executiva do IVM-
Brasil, escritório brasileiro do Instituto Cidade em Movimento, com
sede na França e 18 anos de pesquisa e ação em mobilidade urbana, com
foco na escala humana e no espaço público.

luiza andrada.jpg

5 - mobilidade ativa 

Roberto Rocha – Presidente  ANCAT - Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e do MNCR –Movimento  Nacional dos Catadores de Recicláveis

Catador de Materiais Recicláveis há mais de 30 anos e presidente da ANCAT - Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. Trabalho em prol do desenvolvimento da categoria em todo o Brasil, sou membro fundador da Cooperativa CRUMA, diretor da Rede Catasampa e contribuí com a construção do MNCR - Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

roberto rocha.jpg

6- inclusão social

Cid Torquato – CEO do ICOM Libras Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência em São Paulo 

É Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Advogado, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, foi executivo da Lowe & Partners América Latina e da StarMedia Networks, assessor em Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no Governo FHC, fundador da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e conselheiro do CONADE – Conselho Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Escreveu o livro “Empreendedorismo sem Fronteiras – Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência”, após ficar tetraplégico em 2007.

cid.jpeg

7 - Novas Tecnologias na Mobilidade

Ayrton Camargo – Diretor ANTP – Associação Naconal dos Transçportes Públicos e da  AEAMESP Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô

Arquiteto,  um dos  idealizadores  do  movimento  NÃOFOIACIDENTE.

Ayrton Camargo e Silva é arquiteto e urbanista, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Puc de Campinas, com especialização e mestrado em Planejamento Urbano na mesma instituição.
Iniciou suas atividades profissionais no Metrô de São Paulo em 1985 como estagiário. Integrou a diretoria executiva da Associação Nacional de Transportes Públicos, onde exerceu o cargo de secretário executivo entre 1992 e 2000, tendo sido também coordenador técnico da entidade. Ocupou a diretoria de planejamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas entre 2001 e 2004, onde entre outras ações, coordenou o programa de
segurança no trânsito e desenvolveu o projeto da nova rodoviária do município.
Entre 2005 e 2006 integrou a assessoria técnica da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo onde coordenou o Programa de Melhoria do Transporte e Qualidade do ar para São Paulo, programa desenvolvido com apoio do Banco Mundial. E em 2008 assumiu a Gerencia de Projeto Funcional da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos, onde atuou até 2011.Na CPTM onde coordenou a elaboração de projetos funcionais para 55 novas estações, criou e implantou o programa dos trens turísticos da empresa, os “Expressos Turísticos” com os roteiros para Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes.
Entre 2012 e 2018 atuou na Estrada de Ferro Campos do Jordão como seu Diretor
Presidente, conduzindo os trabalhos de sua recuperação e dinamização.
Atuou entre 2019 e 2020 na Assessoria da Diretoria de Planejamento do Metrô de São Paulo e no Núcleo de Inovação Tecnológica – NiT.
Atua como Diretor Tesoureiro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrôs – AEAMESP, no triênio 2020-2023, e no triênio 2023-2026, como Diretor Vice Presidente.
Entre 2021 e 2022 atuou como Diretor Presidente da Empresa Municipal de
Desenvolvimento de Campinas – EMDEC. Desde setembro de 2022 atua no NIT/MetroHub da Cia. do Metrô, no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
É professor convidado da PUC-Campinas. Integrou diversos conselhos, entre eles o Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo.Possui artigos em diversos livros, jornais e revistas especializadas e é autor do livro “Tudo é Passageiro: Expansão Urbana, Transporte Público e o Extermínio do Bonde em São Paulo”, entre diversas participações com artigos em coletâneas técnicas 
diversas. Integra também o Conselho Editorial da Revista dos Transportes Públicos editada pela ANTP, e a Academia de Letras de Campos do Jordão.

ayrton.jpg

8- crianças

Beth Carmona – Festival Comkids

Consultora, produtora e gestora de projetos audiovisuais.
Formada pela ECA/USP, Rádio &T V e Jornalismo, com cursos de especialização dentro e fora do Brasil. Envolvida há mais de 30 anos com o tema qualidade na mídia, realiza e participa ativamente de iniciativas de desenvolvimento nas áreas de criação e produção audiovisual. Trabalha para instituições, marcas e canais como Marisol, Gloob, Fox, Nat Geo, Cartoon Network, Discovery Kids,
Pakapaka, TV Cultura, TV Escola Unicef, Unesco, Canal Futura, WDR e NHK Japão.
Trabalhou e dirigiu a programação da TV Cultura por 12 anos, onde desenvolveu vasta experiência em programação e produção de diferentes gêneros, com grande especialidade no infantil. Foi diretora dos canais do grupo Discovery América Latina (Dkids e Animal Planet) e atuou no Disney Channel. Presidiu a Roquette Pinto, responsável pelas emissoras federais TVE RJ e Rádios
MEC por 4 anos. Dirigiu o Núcleo Criativo, vencedor do edital Ancine em 2015, onde foram desenvolvidos 5 projetos, entre séries e documentários para crianças, dentro de sua empresa Singular, Midia & Conteúdo .
Membro do board da Foundation Prix Jeunesse Internacional e do World Summit on Media for Children. Integrante de júris e concursos internacionais, como Japan Prize, Emmy e Divercine. Avaliadora de projetos em comissões da ANCINE e agências públicas da América Latina. Fundadora e presidente da Ong Midiativa e diretora da plataforma comKids., que realiza ha 12 anos o Festival comKids. Algumas séries que participou ativamente quando na TV Cultura:
“Castelo Ra Tim Bum”, “Mundo da Lua”, Matéria Prima, quando na TVE: “Um Menino Muito Maluquinho”, Curta Criança, depois como independente “Mundo Ripilica”, “Tonky”, “Diário de Pilar”, O Dia que eu me tornei mais Forte, “Senha Verde”, entre outros.

BethCarmona_.JPG

9- cidade

Anália Amorim – Diretora Pós Graduação - Escola da Cidade

Arquiteta e urbanista formada na Universidade Federal de Pernambuco. 

Livre Docente pela FAU USP. 

Professora e sócia fundadora da Associação Escola da Cidade.

analia.jpg

10- vencedor geral 

Dr. Gonzalo Vecina – ANVISA/USP

Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, é Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988. Superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007.

20230427121933_gonzalo-vecina.png
bottom of page