Agentes mirins de trânsito participam de atividade especial da Semob no Ganha Tempo

June 17, 2016

 

Com a participação dos agentes mirins de trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) promoveu nesta sexta-feira (17) uma atividade especial na unidade do Ganha Tempo, na Praça Ipiranga. A ação teve a presença de 12 alunos da Escola Municipal Madre Marta Cerutti, levados pela Semob que atendeu a uma solicitação da superintendência do Ganha Tempo. É que durante o Maio Amarelo, não foi possível ajustar a agenda para que os agentes mirins comparecessem ao local.  

 

A agenda desta sexta incluiu, além dos serviços normais oferecidos na unidade, a distribuição de cartilhas e o atendimento da comunidade. A ação faz parte de uma agenda especial de cidadania montada pelo Ganha Tempo.  

 

“Nesta semana já tivemos o Dia da Justiça Comunitária; a Educação Financeira, por meio da CDL; uma ação com a escola de cabeleireiros Galvan, e hoje foi o dia da Mobilidade Urbana, com a Semob. Estas ações têm o objetivo de promover a cidadania”, explicou a superintendente,  Rosany Figueiredo.  Segundo ela, na próxima semana, dentre as entidades que estarão participando, estão o Sesc/Senac e Senai.

 

Os agentes mirins de trânsito distribuíram cartilhas às pessoas que compareceram á unidade, tais como a da Mobilidade para Pessoas com Deficiência, da Melhor Idade, do Pedestre Seguro e do Motofrete. As crianças, acostumadas a trabalharem com os agentes de trânsito em blitzes educativas, participaram de uma atividade inédita, que contou com a parceria do Instituto dos Cegos e do Casies (Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial). Ao lado de pessoas com deficiência visual, os alunos fizeram uma volta pela Praça Ipiranga e receberam dicas de como conduzir pessoas cegas.

 

“Foi uma experiência positiva, diferente até para nós, e que funcionou muito bem na prática. Devemos repeti-la em outras ocasiões com outros agentes mirins de trânsito”, disse o supervisor de Educação para o Trânsito da Semob, Marcus Garé. Até agora, nas três edições do projeto Agente Mirim de Trânsito, já foram capacitados 578 alunos de 11 escolas da Capital.

 

Assentamento

 

Umas das demandas acolhidas nesta sexta-feira foi o pedido de um representante dos moradores do Assentamento Gamaliel, região dos Altos da Serra, para que seja ampliado o horário de funcionamento da linha de ônibus que atende à localidade nos fins de semana e feriados. O atendimento diferenciado nesta sexta incluiu, além dos serviços normais que a Semob oferece na unidade, o recebimento de sugestões de moradores.

 

“Aos sábados, domingos e feriados, o último ônibus da linha A06 da Pantanal Transportes sai do terminal do CPA I às 17h30min. No assentamento moram 175 famílias e quem não tem carro, tem este problema, já que deve estar no terminal no máximo até as 17h30min, se não perde o ônibus”, disse Vanderley de Souza Nascimento, 36 anos, que mora no assentamento com a esposa e filha.

Segundo Vanderley, de segunda a sexta-feira o último ônibus que parte do terminal para o assentamento é às 23h. Para ele, o ideal é que aos sábados, domingos e feriados, o último horário fosse às 22h, dando mais tempo para os moradores ficarem na cidade para resolver seus compromissos.

 

O pedido de Vanderley foi recebido pela agente de Transporte Alessandra, que vai encaminhá-lo para a diretoria responsável. “Entraremos em contato com o senhor para dar uma posição”, prometeu Alessandra. Se o pedido for atendido, outras comunidades serão beneficiadas, já que a linha A06 atende também moradores dos assentamentos Colina Verde e Conquista que ficam antes do Gamaliel.

 

Melhorias para a cidade

 

O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, destacou a inciativa do Ganha Tempo de abrir espaço para a promoção destas ações. “É uma iniciativa louvável da superintendente de abrir um espaço para que pudéssemos levar nossa secretaria como um todo, de maneira integral e não parcial como aquilo que a gente já faz todos os dias, ouvindo a comunidade, preenchendo formulários, tirando dúvidas. Este é o perfil da gestão do prefeito Mauro Mendes de fazer essa ação integrada com a comunidade como forma de promover melhorias para a cidade”, observou o secretário.   

 

Na unidade do Ganha Tempo, as pessoas podem se informar a respeito das multas, de como entrar com recursos às infrações, de como fazer a defesa em relação às multas. Ali também é possível imprimir os boletos referentes às multas para pagamento e ainda pode ser feito o pedido de cartões do idoso e de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. No local, trabalha também um funcionário da AMTU (Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos), responsável por fazer recarga e emissão de cartões de transporte.

 

Inaugurada no dia 7 de abril passado, a unidade da Semob no Ganha Tempo é o resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Até o final de maio, já foram atendidas na unidade 1.646 pessoas (568 em abril e 1.078 em maio). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h30min às 18h30min e aos sábados das 7h30min às 12h30min.

Please reload

Posts Em Destaque

Haddad planeja pagar para paulistano trocar ônibus ou carro por bicicleta

July 18, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

November 28, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square